Serviço de Apoio Domiciliário "Samaritanas"

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) foi criado em 1985 e carateriza-se como um serviço diversificado de prestação de cuidados individualizados no domicílio, de forma a assegurar a satisfação das necessidades básicas e das atividades de vida diária.

A SCMC tem vindo a alargar os seus serviços para apoiar os utentes e as famílias, de modo a que seja possível o utente permanecer no seu domicílio pelo maior período de tempo possível.

O SAD presta, de acordo com a legislação aplicável e as orientações da Segurança Social, os seguintes serviços:

Alimentação e apoio à refeição: Fornecimento da refeição e acompanhamento/apoio a utentes mais dependentes.

Apoio à medicação: Pedido de receitas no Centro de Saúde, compras na Farmácia e preparação da medicação.

Apoio Psicossocial: Acompanhamento psicológico dos utentes, realização de atividades de estimulação cognitiva e aconselhamento aos familiares.

Compras: Aquisição de bens e serviços essenciais.

Higiene Pessoal: Inclui cuidados de higiene corporal, cuidados de imagem e apoio à mobilidade. Sempre que necessário os cuidados diários são reforçados ao longo do dia.

Higiene Habitação: Limpeza e organização dos espaços do utente.

Pagamento de Serviços: Realização de pagamentos de faturas mensais em diferentes locais.

Serviço de Animação/Socialização: Atividades lúdicas de estimulação e socialização, individuais ou em grupo.

Tratamento de Roupa: Lavagem e engomadoria da roupa do utente.

Ajudas Técnicas: Aconselhamento e orientação na compra e/ou aluguer de ajudas técnicas como cadeiras de rodas, bengalas, apoios de quarto de banho.

Assessoria Técnica: Aconselhamento social no preenchimento de documentos, articulação com diversos organismos, por forma a assegurar o acesso a direitos sociais (complementos, subsídios, apoios).

Horário de Funcionamento

De segunda a sexta das 8h00 às 19h00

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