O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) foi criado em 1985 e carateriza-se como um serviço diversificado de prestação de cuidados individualizados no domicílio, de forma a assegurar a satisfação das necessidades básicas e das atividades de vida diária.
A SCMC tem vindo a alargar os seus serviços para apoiar os utentes e as famílias, de modo a que seja possível o utente permanecer no seu domicílio pelo maior período de tempo possível.
O SAD presta, de acordo com a legislação aplicável e as orientações da Segurança Social, os seguintes serviços:
Alimentação e apoio à refeição: Fornecimento da refeição e acompanhamento/apoio a utentes mais dependentes.
Apoio à medicação: Pedido de receitas no Centro de Saúde, compras na Farmácia e preparação da medicação.
Apoio Psicossocial: Acompanhamento psicológico dos utentes, realização de atividades de estimulação cognitiva e aconselhamento aos familiares.
Compras: Aquisição de bens e serviços essenciais.
Higiene Pessoal: Inclui cuidados de higiene corporal, cuidados de imagem e apoio à mobilidade. Sempre que necessário os cuidados diários são reforçados ao longo do dia.
Higiene Habitação: Limpeza e organização dos espaços do utente.
Pagamento de Serviços: Realização de pagamentos de faturas mensais em diferentes locais.
Serviço de Animação/Socialização: Atividades lúdicas de estimulação e socialização, individuais ou em grupo.
Tratamento de Roupa: Lavagem e engomadoria da roupa do utente.
Ajudas Técnicas: Aconselhamento e orientação na compra e/ou aluguer de ajudas técnicas como cadeiras de rodas, bengalas, apoios de quarto de banho.
Assessoria Técnica: Aconselhamento social no preenchimento de documentos, articulação com diversos organismos, por forma a assegurar o acesso a direitos sociais (complementos, subsídios, apoios).
Horário de Funcionamento
De segunda a sexta das 8h00 às 19h00